Páginas

sábado, 22 de março de 2014

Portão do inferno - na Chapada dos Guimarães - MT

Cidade da Pedra - MT

  • Do portão do inferno pode-se ver a Cidade de Pedra. O fato mais curioso desta atração é que ao subir a serra (antes da curva do portão) se você parar o carro em ponto morto ele sobe ao invés de descer.

O limite do município de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, é marcado pelo Portão do Inferno, um momento em que a estrada passa por uma perigosa curva ao lado de um canyon de mais de 50m de altura.
Ali sempre foi lugar de histórias tenebrosas, de quedas e acidentes. o nome "Portão do Inferno" tem uma origem setecentista, porque no período medieval, tudo que era buraco profundo estava ligado ao Inferno, diabo, tipo "garganta do diabo, bocaina do inferno" e muitos outros, já os montes altos que apontavam o céu, eram nomeados "Dedo de Deus, Morro de Santo Antônio, Morro de São Jerônimo" e assim por diante. Como é uma apertada passagem, com um grande canyon, ficou com este tétrico nome.
O lugar abriga inúmeros ninhos de araras, e no arenito da serra, é possível ver dunas de areia que existiram há mais de 150 milhões de anos preservadas no arenito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário