Páginas

domingo, 8 de junho de 2014

Delegacia virual na Copa

As novas versões do site da Delegacia Virtual, da Polícia Judiciária Civil, oferecem ao turista nacional e estrangeiro o serviço de registro de ocorrência online nos idiomas português, espanhol e inglês, além de denúncias e comunicação de pessoas desaparecidas.

O registro em três línguas começou a funcionar em janeiro deste ano e a primeira comunicação aconteceu na semana passada por um cidadão que usou a página, no inglês, para registrar a perda do documento CPF.

A implantação dos idiomas inglês e espanhol fazem parte das medidas adotadas pela Polícia Judiciária Civil para atender turistas no Estado de Mato Grosso, principalmente durante os quatros jogos que Cuiabá que serão disputados em Cuiabá.

A nova funcionalidade facilitou a comunicação do turista estrangeiro caso venha a sofrer pequenos delitos ou perder documentos. A versão nos dois novos idiomas foi adaptada ao contexto da Segurança Pública e está preparada para receber informações do cidadão estrangeiro, que poderá fazer o registro sem precisar comparecer pessoalmente a uma delegacia de polícia.

O novo sistema foi sugerido pela Polícia Civil e desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (TI), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) com apoio do Cepromat. Toda a tradução das páginas foi realizada por servidores da Segurança e do Cepromat.

A vítima pode acessar a página principal www.delegaciavirtual.mt.gov.br podendo escolher um dos três idiomas disponíveis: português, inglês ou espanhol através da bandeira do país no canto direito. Os campos de identificação e preenchimento aparecerão de acordo com a escolha feita na primeira página. Na opção “Serviços ao Cidadão” e no campo “Registro de Ocorrência” a tela traz explicações no idioma escolhido sobre o que é considerado “extravio”, “furto” e “roubo” para que o registro seja confeccionado na modalidade correta. 

O roubo por ser caracterizado pela violência física ou grave ameaça à vítima não é possível registrar pela internet, pois há necessidade de encaminhamentos de perícias e outras providências. Neste caso, o turista deve procurar uma delegacia mais próxima para fazer o registro. 

O serviço de registro de ocorrências via internet, por meio do endereço eletrônico www.delegaciavirtual.mt.gov.br, foi criado com o objetivo de oferecer agilidade e comodidade ao cidadão. Além de oferecer segurança e facilidade para comunicar crimes de furtos, perda ou extravio de objetos e documentos nos casos em que não houver violência física ou grave ameaça, e ocorrências de pessoas desaparecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário