Páginas

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Mato Grosso para o mundo!

Japoneses, australianos, colombianos, canadenses, chilenos, franceses, britânicos e até nigerianos, entre outras nacionalidades, estão entre os turistas esperados no Pantanal de Mato Grosso, Chapada dos Guimarães e Nobres, até 2016. É o que apontam as reservas de pacotes turísticos em dezenas de agências brasileiras, numa busca impulsionada pela visibilidade conquistada pelo Estado com os quatro jogos na Copa do Pantanal Fifa 2014.


“Nesse período [três semanas], Mato Grosso teve ampla exposição na mídia mundial. E, lógico, com 90% focando o noticiário positivo”, afirmou Barbosa, em seu gabinete, no Palácio Paiaguás, após receber a confirmação do primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, de que seu governo inseriu Mato Grosso na rota turística de quem busca o Brasil.

“Os resultados mostram que valeu o esforço. Se o tempo voltasse, faria tudo de novo. Quase 250 mil pessoas passaram por Cuiabá e Várzea Grande, nos últimos dias, sem o registro de nenhum incidente grave”, disse ele, num auto-elogio à Secretaria de Estado de Segurança, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Técnica (Politec). 

Silval citou o noticiário da versão britânica da BBC de Londres (www.bbcbrasil.com.br), um dos maiores portais do mundo, que aponta Cuiabá como uma das cinco sedes da Copa do Mundo Fifa que melhor recebeu os turistas e seleções visitantes. “Isso fantástico para Mato Grosso e não tem preço. É um veículo sempre ácido em suas críticas que teceu elogios a Cuiabá”, definiu Barbosa.

Para a BBC, a hospitalidade e o bom humor mato-grossense compensaram eventuais falhas de organização e de estrutura para receber os turistas. “A catástrofe anunciada não se concretizou”, publicou a BBC, lembrando que há poucos meses as previsões sobre o Mundial eram catastróficas: os estádios não ficariam prontos a tempo e estariam vazios, o transporte caótico impediria os turistas de se deslocar e os movimentos sociais ameaçariam a festa.

Segundo a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Mato Grosso foi notícia em veículos renomados, como France Football (França), The Guardian (Inglaterra), revista New Yorker (Nova Iorque), El Pais (Espanha), A Bola (Portugal) e televisão NHK (a maior do Japão). 

Um comentário:

  1. Pena que o estado não se preparou tanto no desenvolvimento do turismo. Mato Grosso tem potencial turístico de ponta à ponta do estado

    ResponderExcluir