Páginas

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Segurança na Copa - porque não o ano inteiro?

Porque esse tipo de segurança não fazem o ano inteiro?
A população merece viver em segurança o ano inteiro, e não só uma vez por ano e quando tem copa ou algum evento de grande vulto.

Com a atuação de 3.300 agentes de segurança, o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante, disse que quaisquer atos de vandalismo e atentados terroristas deverão ser combatidos durante a Copa do Mundo, em Cuiabá.

Atuarão na área da segurança 1.700 homens de Mato Grosso e 1.600 agentes das Forças Armadas. Entre os locais que terão reforço estão a Arena Pantanal, onde serão realizados os quatro jogos da Copa; o Fifa Fan Fest; o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana da capital, e os três hotéis onde ficarão as delegações da Fifa.

Os locais de atuação de cada corporação, entre elas da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, estão definidas e, segundo Bustamante, cada uma sabe o seu papel nesse trabalho. Nenhuma força vai trabalhar sozinha nesses locais, pois haverá um trabalho conjunto. Todas as instituições já sabem o que vão fazer. No aeroporto, por exemplo, a PM fará a segurança externa; a PF a interna, no saguão, enquanto a Aeronáutica, na pista de pouso.

Já na Arena Pantanal foi definida a função de cada instituição por meio dos chamados 'anéis'. No primeiro anel, dentro do estádio, a segurança será feita por seguranças contratados pela Fifa e, no segundo anel, fora da Arena, os policiais militares ficarão responsáveis pelo setor. Na parte externa, a segurança e o controle do trânsito ficarão a cargo dos agentes de trânsito.

Se houver ocorrência policiial, o suspeito deverá ser conduzido para a Delegacia Móvel, da Polícia Civil, que ficará posicionada nas proximidades do estádio. A delegacia funcionará em um ônibus adaptado e terá de plantão um delegado, investigadores e escrivães. No local, é possível registrar boletim de ocorrência e lavrar autos de prisão em flagrante.

Cambistas

Quem for pego revendendo ingressou ou vendendo ingresso falso perto do estádio, deverá ser preso. Na primeira situação, a pessoa detida deverá assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência e, em seguida, liberado. Já quem estiver vendendo ingresso falso deverá ser preso e responder por estelionato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário