Páginas

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Eleições 2014 - Começou o treinamento para mesários


Justiça Eleitoral em Mato Grosso deu início, na última semana, ao treinamento dos mesários que vão trabalhar nos 141 municípios do estado durante as eleições de outubro deste ano. Em Cuiabá e no interior, os encarregados na preparação dos servidores dos cartórios responsáveis por treinar os mesários são os chefes dos próprios cartórios eleitorais. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) ficou incumbido da capacitação dos servidores da sede da instituição que vão atuar como monitores nos cartórios de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis e Barra do Garças - municípios que vão precisar de apoio devido ao grande número de mesários.

O TRE também foi o responsável por fazer o treinamento de zonas em situações especiais, como a 49ª de Várzea Grande, na região metropolitana, que optou por convocar servidores de diversos órgãos públicos para realizar o treinamento para os mesários. A capacitação foi realizada na última quarta-feira (20) na sede do TRE-MT. Os chefes de cartórios de zonas eleitorais que trabalharão com urnas biométricas também passaram por um treinamento específico.


Durante o treinamento de mesários, os chefes de cartório ficarão responsáveis pela aula teórica enquanto os demais funcionários dos cartórios eleitorais e servidores da sede do TRE ficarão encarregados da etapa prática. Na parte teórica, será explicado qual o papel do mesário, como proceder em casos de conflito, o passo a passo de cada função e orientação para casos especiais. E a parte prática vai abranger o funcionamento das urnas. Cada monitor ficará responsável por 10 a 20 mesários.

Grande Cuiabá
Em Cuiabá, os treinamentos acontecerão no mês de setembro na Casa da Democracia, anexo ao TRE-MT, com uma equipe de 15 monitores por dia. Em, Várzea Grande a preparação terá início ainda em agosto e será realizado em uma universidade particular da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário