Páginas

sábado, 23 de agosto de 2014

Os desafios da fruticultura em debate!

Do G1:



Cuiabá receberá pela primeira vez neste domingo (24) e segue até a sexta-feira (29) o Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF). O evento está em sua 23ª edição e traz discussões sobre os desafios e oportunidades de cultivar frutas no Brasil. Ao todo, serão seis dias de programação com seis conferências, sete mesas redondas e dez minicursos.

O Congresso é promovido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e tem o objetivo de mostrar à sociedade o potencial do mercado da fruticultura. De acordo o presidente da comissão organizadora do evento, João Pedro Valente, o cultivo de frutas tem plenas condições de se tornar uma matriz econômica para Mato Grosso.

“Esse é um mercado crescente e as condições climáticas do estado favorecem o cultivo de frutas como manga, abacaxi e banana. Além disso, é uma atividade que pode ajudar a população, fornecendo emprego. O desafio hoje é fazer com que essa mão de obra seja qualificada para poder produzir”, afirma.

Durante o evento, ocorrerá a avaliação e entrega do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura 2014, que homenageia o melhor trabalho acadêmico na área da fruticultura. Podem concorrer ao prêmio trabalhos de iniciação científica, mestrado ou doutorado publicados nos últimos três anos.
saiba mais
Variedade de abacaxi pode melhorar renda de produtores em Mato Grosso
Pesquisa da Empaer visa fomentar a produção de bananas em MT

A abertura do evento será no domingo, às 18h30, no Centro de Eventos do Pantanal, segue com a conferência de abertura e um coquetel às 22h30. Haverá minicursos sobre componentes bioativos de frutas, micropropagação de fruteiras, inovação tecnológica na aplicação de defensivos, entre outros.

O último dia do evento se dará na sexta-feira, dia 29, com visitas técnicas em fazendas fora do município. Em Nova Mutum, os participantes terão contato com cultivos de videira para produção de suco e abacaxizeiro com tecnologia diferenciada. Em Campo Verde, visitarão uma propriedade onde há o cultivo de bananeira, maracujazeiro e mamoeiro, além de uma produção de limões orgânicos em Chapada dos Guimarães.

De acordo com a organização do evento, até o momento foram realizadas mil inscrições para o congresso. Para mais informações, é possível acessar o site do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário