Páginas

sábado, 13 de setembro de 2014

Cenário político começa a se redesenhar!




A ex-secretária de Cultura de Mato Grosso Janete Riva foi lançada pelo PSD como candidata ao governo de Mato Grosso na tarde desta sexta-feira (12). Ela assumiu o lugar do seu marido, o deputado estadual José Riva (PSD), que teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Riva foi impedido de continuar na disputa pelo comando do Palácio Paiaguás, com base na Lei 'Ficha Limpa', por ter sido condenado por improbidade administrativa. O recurso foi julgado na noite desta quinta (11).

O anúncio da nova candidata foi feito durante entrevista coletiva, que reuniu toda a cúpula do partido e das siglas aliadas na coligação VivaMato Grosso (PSD / PTC / PTN / PEN / PRTB/ SD).

No mês passado, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) havia negado o pedido de registro da candidatura do deputado José Riva. No TSE, o indeferimento foi mantido. Com Janete, a disputa pelo governo do estado de Mato Grosso agora envolve quatro candidatos: seguem no páreo Lúdio Cabral (PT), Pedro Taques (PDT) e Dr. José Roberto (PSOL).

Na última pesquisa Ibope, divulgada no dia 4 de setembro pela TV Centro América, Riva aparecia com 13% das intenções de voto no estado, atrás de Lúdio Cabral, com 16%, e Pedro Taques, com 43%.

O presidente estadual do PSD, vice-governador Chico Daltro, discursou durante o ato político sugerindo que a decisão do TSE seria uma tentativa de eliminar uma candidatura referendada pela população, mas conclamou a coligação a trabalhar pelo nome de Janete Riva a partir de agora. "Continuaremos discordando do entendimento momentâneo de uma decisão judicial", afirmou Daltro.

Substituição
Devido ao caráter definitivo do indeferimento no TSE, a coligação Viva Mato Grosso se reuniu nesta sexta-feira desde a madrugada para decidir os rumos no pleito deste ano. Segundo as regras da Justiça Eleitoral, a coligação tem três dias para apresentar um substituto para o posto de governador.

Após a decisão, o nome da mulher de José Riva foi cotado para assumir a candidatura, segundo explicou o próprio parlamentar. Aos olhos dos partidos aliados, disse Riva, Janete reuniria os requisitos necessários para atrair votos mantendo a linha do projeto de governo já divulgado na campanha até agora. O grupo também apostou na possibilidade de gerar um fato novo pois, caso eleita, Janete se tornaria a primeira mulher governadora do estado.


Forçada pelo revés no TSE, a decisão mudou apenas a cabeça-de-chapa majoritária. O candidato a vice-governador pela coligação continua sendo o médico Aray Fonseca (PSD), assim como segue na disputa o candidato a senador Rui Prado (PSD).

Por sua vez, Riva anunciou que atuará como coordenador da campanha da mulher, buscando apoios e organizando a estratégia da coligação para chegar ao segundo turno. "Coordenador de campanha não pode ser impugnado, pode?", ironizou, referindo-se à decisão do TSE.

Janete Riva
Em discurso, Janete Riva lembrou que sua campanha terá uma abordagem um tanto "maternal", na tentativa de transmitir à população - em pouco mais de 20 dias até o primeiro turno - a ideia de que uma governadora, por ser mulher, teria melhores condições de "cuidar" do povo.

Janete disse que está inteiramente pronta e assegurou que, caso eleita, cumprirá o projeto de governo já elaborado e divulgado pela coligação e que a campanha continuará "franciscana", mas com base no corpo-a-corpo nas ruas dos municípios do estado. "Essa é a característica maior do nosso grupo. Desde de manhã estamos ligando para nossos apoiadores pedindo força maior", declarou Janete.

"É preciso que as pessoas tenham responsabilidade maior com a coisa pública e isso eu deixei registrado por onde eu passei, tanto no Instituto de Seguridade da Assembleia Legislativa quanto na Secretaria de Recursos Humanos da Assembleia, na Secretaria de Cultura, na Sala da Mulher [da Assembleia Legislativa], e acredito que esse trabalho que eu fiz me credencia. Ao longo desses 20 anos de Riva enquanto deputado, eu estando ao lado dele, anualmente ajudando na discussão de orçamento, acompanhando votações, aprovações de LDO, essa experiência vai somar muito nesse momento", afirmou a candidata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário