Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Dezessete hospitais filantrópicos de Mato Grosso paralisam as atividades

Do G1



Dezessete hospitais filantrópicos e beneficentes de Mato Grosso paralisam parte das atividades nesta quinta-feira (25) em protesto contra o governo federal e a atual tabela de pagamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) pelos serviços contratados. A paralisação em Mato Grosso é parte de um protesto em todo o país, o Dia Nacional de Luto pela Crise das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que cobra reformulação da tabela do SUS.

Em Mato Grosso, os hospitais filantrópicos - como a Santa Casa de Cuiabá, o hospital Santa Helena e o Hospital de Câncer, para citar alguns - são responsáveis por atender 81% da demanda de pacientes do SUS, segundo a presidente da Federação das Santas Casas e dos Hospitais Filantrópicos do estado, Maria Elisabeth Meurer Alves.

Nesta quinta-feira, foram paralisados nas 17 unidades filantrópicas de Mato Grosso apenas procedimentos que não são de urgência e que podem ser remarcados sem risco para o tratamento dos pacientes, como serviços ambulatoriais e cirurgias eletivas. No Brasil, a mesma paralisação está sendo adotada por mais de dois mil hospitais e Santas Casas.

O motivo é a inviabilidade financeira dos serviços contratados pelo SUS junto a esses hospitais. O médico Marcelo Sandrin, do Hospital Santa Helena, em Cuiabá, explica que a tabela de pagamentos do governo federal tem deixado as unidades de saúde "no vermelho".

"O objetivo maior da paralisação é alertar a população sobre o problema, não há o intuito de prejudicar ninguém. Os hospitais estão trabalhando combalidos, só falta serem abatidos. Este é um momento de reflexão. Não adianta candidatos dizerem que vão construir mais hospitais se não conseguem manter os que já estão aí. Todos estão operando no vermelho, tal é a balbúrdia que se instalou na tabela SUS", criticou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário