Páginas

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Janete Riva protocola pedido de candidatura a governadora de MT



A ex-secretária de Cultura do estado Janete Riva (PSD) protocolou na manhã desta segunda-feira (15) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) seu pedido de registro de candidatura para disputar o governo do estado de Mato Grosso em substituição a seu marido, o deputado estadual José Riva, cuja candidatura foi indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa.

No dia seguinte à sessão do TSE que impediu a participação do deputado na disputa, a coligação Viva Mato Grosso (PSD / PTC /PTN / PEN / PRTB / SD) anunciou que, diante da decisão da Justiça Eleitoral, Riva deveria renunciar à candidatura e ser substituído por sua mulher.


O prazo da Justiça Eleitoral para substituição de candidatos em chapas majoritárias se encerra nesta segunda-feira em todo o país.

De acordo com o TRE, embora seja um pedido de registro tardio, o processo de Janete Riva deverá tramitar como todos os demais, passando por análise do Ministério Público e sendo submetido ao Pleno do tribunal. Porém, como protocolou o pedido, Janete já está autorizada a promover atos de campanha eleitoral.

Após o anúncio da substituição, na última sexta-feira o deputado José Riva utilizou o tempo da coligação no horário eleitoral gratuito na televisão para pedir votos para Janete e agradecer aos eleitores que haviam participado de sua campanha até então.

O deputado teve a candidatura indeferida pelos ministros do TSE na sessão da noite da última quinta-feira (11).

Por unanimidade, os ministros concordaram que o parlamentar deveria ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, que, entre outros efeitos, impede a candidatura de políticos já condenados em decisões colegiadas por crimes de corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário