Páginas

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Estragos da chuva em Cuiabá



A chuva acompanhada de forte vento na tarde desta quarta-feira (1º) provocou estragos em Cuiabá e em Várzea Grande, na região metropolitana. Houve queda de árvores, postes e placas, destelhamento de casas, creche e escolas, e diversos pontos de alagamentos. Porém, conforme o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, não houve registros de feridos. No bairro Jardim Cuiabá, na capital, houve registro de granizo. A ventania também provocu danos às obras da fachada da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).


De acordo com o 9º Distrito de Meteorologia de Cuiabá, entre as 15h e 16h, choveu 33,6 mm na capital, com ventos a 15km/h. Em cerca de uma hora, os bombeiros receberam 25 solicitações. Cinco equipes estão nas ruas da Grande Cuiabá para atender as ocorrências.

A creche municipal que foi destelhada fica na Cohab Vila Real, no bairro Despraiado. Conforme o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Educação de Cuiabá, nenhuma das 90 crianças de 1 a 3 anos de idade que estavam no local no momento da chuva e da ventania ficou ferida. Uma escola estadual no bairro Bela Vista, na capital, também sofreu danos por conta da chuva.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, uma árvore caiu sobre uma casa na região do bairro CPA, em Cuiabá. Duas árvores caíram, uma delas sobre um carro, na Avenida Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

Ainda no Centro Político, uma árvore caiu e derrubou um muro e, por pouco, não atingiu um carro que estava parado no local.

Já na avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), em frente ao Pantanal Shopping, um semáfaro e duas placas de identificação foram derrubados pelo forte vento. A Guarda Municipal de Trânsito foi acionada para controlar o tráfego de veículos na região. Até as 16h52 (horário de Mato Grosso), os agentes continuavam no local.

No bairro CPA 2, cerca de 30 metros do muro de uma escola estadual na Avenida Brasil caiu com a ventania. "Só escutamos o barulho do mundo tombando. Felizmente, ninguém se feriu", disse Clarice Borges, diretora da unidade. O muro tem quase três metros de altura. Apesar do transtorno, as aulas, por ora, não serão suspensas. "Mas a escola agora está vulnerável", lamentou Clarice.

Na Assembleia Legislativa, placas de alumínio de cinco metros que haviam sido parafusadas e depois coladas na parede foram levadas pela força do vento. De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, a entrada principal do prédio foi interditada. A previsão de entrega da obra, com mais de mil metros de extensão, era para o fim deste mês.

Várzea Grande
Foram registrados alagamentos nos bairros Mapim e Nova Esperança, em Várzea Grande. Casas foram destelhadas e fachadas de comércios sofreram danos. Uma escola estadual no bairro Jardim Imperial também foi destelhada e, árvores e postes caíram - estes últimos em cima dos carros dos professores. A Cemat (concessionária de energia do estado) e agentes de trânsito foram até o local.

Ainda no município, no residencial José Carlos Guimarães, o vento destelhou um barracão em construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário